sábado, 12 de maio de 2018

Aula 4 - A disposição dos sinais

Os escribas não colocavam os sinais aleatoriamente dentro de um texto. Para decidir de que forma os sinais deveriam ser agrupados, a preocupação deveria ser estética. Em qualquer texto, você poderá perceber que os egípcios buscavam a harmonia na disposição dos sinais.

Ao buscar escrever “Eu fiz a minha tumba com a bênção do Rei”, os escribas não escreviam



Mas, sim, procuravam organizar os sinais de forma que a frase formasse um conjunto harmônico. Desta maneira, a mesma frase, escrita por um escriba, apareceria assim:




Diante de uma palavra, ou de uma frase, os escribas se esforçavam para agrupar os sinais em conjunto, adequando as suas proporções. Buscava-se organizar o texto de forma que cada conjunto ficasse contido em um quadrado imaginário, cujas faces corresponderiam aos sinais maiores e mais longos.

Veja alguns exemplos:



Agora, alguns exercícios para você treinar.

Os sinais seguintes estão colocados lado a lado. Claramente, não seria assim que um escriba escreveria. Reescreva as frases abaixo, reagrupando os sinais de forma harmônica, à maneira egípcia.

a) “Adorar Amon na escadaria”



b) “Oferendas dadas pelo rei a Osíris Khemtimentu, grande deus”



Se quiser aprender mais sobre hieróglifos, adquira meu livro:
No clube de autores
Na Amazon (versão ebook)
Até a próxima aula!

3 comentários:

  1. Gostei muito de sua iniciativa, é de pessoa como você que eu estava procurando.
    Estou desenvolvendo uma palestra na minha Igreja sobre numerologia e simbologia.
    Agora deve estar se perguntando o que tens haver com isso né?!
    Pois é tens muito, pois foi através de seu blog que encontrei o significado de algumas gravuras.

    Parabéns pelo seu trabalho.
    Continue sempre postando matérias novas pois precisarei da você.

    Débora

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite.
    Gostei muito do seu post sobre os hieróglifos, meus parabéns. Portanto, gostaria de uma grande ajuda sua, se possível, como escrever essa frase "Para que pressa, se no final é a morte" em simbolo hieróglifo, infelizmente não consegui, ao estudar seu blog.
    Todo caso fico grato pela atenção.
    Boa noite.

    ResponderExcluir