sexta-feira, 7 de junho de 2019

Aula 5 - Determinativos

A grande descoberta de Champollion, e que foi a chave para a decifração dos hieróglifos, foi a de que os egípcios escreviam com alguns sinais que funcionavam como fonogramas e outros que funcionavam como ideogramas.

Ou seja: alguns sinais representavam sons (como as nossas letras do alfabeto); outros que representavam idéias.

Tome-se o nome de Anúbis:


O sinal

representa o som i (na verdade, uma semi-vogal, com o som próximo ao i);


representa n


representa p


representa w




não representa qualquer som. Este tipo de sinal se chama DETERMINATIVO: é um ideograma que revela o grupo ao qual à palavra pertence.

Assim, se sabemos que


é o determinativo para árvores, já temos uma idéia de que a palavra


é uma árvore (trata-se da palavra figueira).



Este sinal acima é um determinativo para vários nomes de deus. Assim, Ptah, Osíris e Temu são nomes de deus - e, por isso, todos tem, ao final, o determinativo específico para deus.




Esta ideia de determinativo é muito útil para identificarmos várias palavras no egípcio antigo.



Você não conhece o significado das palavras abaixo. Mas, analisando com cuidado os determinativos (os ideogramas que aparecem ao final da maioria das palavras egípcias), você poderia dizer qual o significado destas palavras?



Se quiser aprender mais sobre hieróglifos, adquira meu livro:
No clube de autores
Na Amazon (versão ebook)

Abraços!

4 comentários:

  1. Nossa que legal!Isso está me ajudando muito,é tão bom saber que algo tão belo pode ser explicado on-line!!

    ResponderExcluir
  2. Esperando mais posts...
    Essas aulas são exelentes, e podem dar um Up inicial aos futuros egiptólogogos...
    Como em mim.

    ResponderExcluir
  3. Olá! Eu estou querendo fazer uma tatoo com símbolos egípcios, mas tenho pouca fonte de pesquisa... Vou escrever: Sede de vida, prosperidade e saúde. Como ficaria? Obrigado.

    ResponderExcluir