quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

O Copta

Quando se fala de “hieróglifos egípcios”, é essencial distinguir o egípcio enquanto uma linguagem, do hieróglifo, que é um sistema de escrita. O antigo egípcio apresenta afinidade com as línguas antigas e modernas do leste da África.

A escrita utilizada pelos egípcios é tradicionalmente assim esquematizada:

- Egípcio Antigo (IV milênio: enunciados, relativa aos títulos dados aos soberanos, administrativa e econômica);
- III din. (cerca de 2700 a. C.; frases compostas);
- V din. (2.500 a. C.; Textos das pirâmides, a última no túmulo de Ibi – VIII din., cerca de 2200 a.C. ao sul de Saqqara);
- Médio egípcio (a partir do final do terceiro milênio até a metade da XVIII dinastia; escrita sacralizada para durar para a eternidade, Textos dos sarcófagos);
- Neo egípcias (entre Amen-hotep IV - Akhenaton - 1364 a.C. até ao final do III.Período Intermediário, cerca de 700 a.C.; alguns documentos administrativos e privados, período raméssida e Hino a Aton);
- Demótico, introduzido por Psammetico I, em 664 a.C.;
- Copta.

O que nos interessa hoje é o Copta.

O Copta é uma linguagem descendente direta do egícpio antigo. É o último estágio do Egito Antigo: Foi criada usando-se o alfabeto grego, mais seis ou sete sinais, tirados de signos egípcios, para representar sons inexistentes no grego.

O curioso e importante a respeito desta língua é que ela era falada até o século XVII (d.C.) e sobrevive ainda hoje como língua ritual. É o idioma falado nos ritos da Igreja Cristã Copta.

Por conta disso, é possível hoje ter uma idéia de como era o som dos antigos egípcios, escutando hinos e pregações em copta. No youtube há vários.

Eis um vídeo de um hino cristão Copta.



Mas um cuidado: nós não estamos escutando, realmente, a língua dos antigos faraós, mas uma parente próxima.

Qual a proximidade que existe entre o Copta e o egípcio? Seria a mesma coisa que escutar o português tentando adivinhar como era o latim no temo dos Césares.

Se quiser aprender mais sobre hieróglifos, adquira meu livro:
No clube de autores
Na Amazon (versão ebook)




Abraços,
Antonio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário